Olá, pessoal. Aqui é a Miss Sw e hoje eu vim falar um pouquinho pra vocês sobre outra obra que amo: Tian Guan Ci Fu. Da mesma criadora de Mo Dao Zu Shi (MoXiangTongXiu), esta obra também pode ser chamada de Heaven Official’s Blessing ou, no nosso bom português, Bênção do Oficial do Céu. Esse é o terceiro romance da autora, originalmente publicado pela plataforma virtual Jinjiang Literature City (JJWXC) em 2017, com mais de 200 capítulos distribuídos em 5 volumes.
A trama nos mostra a história de Xie Lian, Príncipe Herdeiro do reino de XianLe, um jovem muito capaz e bastante querido pelo povo. Aos 17 anos, ele ascende aos céus e se torna ainda mais amado, recebendo louvores e inúmeros templos por todo o reino. Sempre com o preceito de ajudar as pessoas, ele acaba exagerando, e suas ações o levam à expulsão do céu. Ele então ascende novamente, mas descende “tão rápido quanto o tempo que leva pra queimar um bastão de incenso”.
Por muito tempo, ele foi conhecido como a piada dos Três Reinos (Celestial, Humano e Fantasma), e acabou caindo no esquecimento do povo, então ninguém realmente esperaria que, 800 anos depois, Xie Lian ascendesse pela terceira vez. Agora, porém, praticamente ninguém sabe quem ele é, e não há templos dedicados a ele, muito menos fiéis, então ele precisa resolver algumas missões para acumular méritos por si mesmo, o que dá início a uma série de aventuras. E é aí que ele acaba conhecendo Hua Cheng, o Rei Demônio mais temido pelos céus, mas que supreendentemente o favorece.
Como pode acontecer com qualquer coisa nova/diferente, eu preciso avisar que, se você não tem familiaridade com o universo fantástico típico chinês e com personagens que têm vários nomes e títulos, possivelmente enfrentará certa dificuldade no começo dessa história; mas não esquenta, com um pouquinho de paciência e persistência, dá pra acostumar. E outra coisa que preciso avisar é que você vai rir muito, mas também vai chorar pra caramba (mantenha sempre a garrafinha de água por perto, okay?).
Xie Lian é um típico cara legal, e eu quero dizer legal mesmo, alguém que consegue ser ainda mais “deboísta” do que seu “irmão mais velho”, Wei WuXian (MDZS). E tal como acontece em Mo DaoZuShi, a autora intercalou presente e passado ao longo da narrativa de TGCF, de maneira que vamos conhecendo aos poucos os detalhes de como era a vida de Xie Lian como mortal e também as coisas pelas quais ele passou durante e após sua primeira ascensão (e aqui entram os momentos de maior peso emocional).
No fase mais atual da trama, no entanto, as coisas são relativamente mais leves, criando um bom equilíbrio entre seriedade e descontração.
Em relação ao casal, podemos claramente dizer que é o mais maduro dentre os pares criados pela autora e o desenvolvimento do romance é bem gratificante de acompanhar. Como uma amante de literatura fantástica que aprendeu a abraçar o tema Wuxia/Xianxia/Xuanhuan, eu mergulhei de cabeça nessa história, que acabou se tornando a minha preferida da autora. A narrativa é cativante e imersiva; ainda que muita coisa possa cair no óbvio, sempre há algum fato pra nos surpreender e conexões inesperadas; os personagens são interessantes e conseguem fazer com que nos apeguemos a eles (o que pode ser bom, mas eventualmente também contribui pra aumentar o fluxo de lágrimas). E sim, embora eu esteja enfatizando um pouco o choro aqui, posso garantir que as partes cômicas ft. amorzinho realmente compensam~
Pelo fato dessa história ter sido lançada em 2017, quando a censura já estava ficando mais forte na China, MXTX optou por fazer esse romance mais “leve”, já na tentativa de não sofrer as mesmas retaliações que as histórias anteriores, que já precisaram ser editadas mais de uma vez e se encontram bloqueadas no site da JJWXC desde janeiro de 2019.
Por este motivo, a expectativa do público é que também não haja muitos cortes/interferências tanto no manhua (quadrinhos), que começou a ser serializado em outubro do ano passado pela Bilibili Manhua, como também no donghua (animação), que foi igualmente anunciado pela Bilibili e vai estrear no dia 31 de outubro, às 11h, horário chinês (00h no horário de Brasília).
* Uma pequena amostra do manhua, com produção pela BaiMeng Society e a maravilhosa arte da STARember (onde encontrar oficialmente: https://manga.bilibili.com/detail/mc26769).
* Teaser mais recente do donghua, produzido pela Haoliners (oficialmente disponível pelo streaming da Bilibili http://bit.ly/32VoLSu e pelo canal da empresa no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCQFyMGc6h30NMCd6HCk0ZPA
Então é isso, gente. Agora quero saber o que vocês acharam. Já conheciam a obra ou sentiram interesse em conhecer?
Beijinhos e a todos e vamos dar amor a TGCF~ <3
Respostas de 4
Adorei seu texto!
Estou apenas muito ansiosa!
Também mal posso esperar!
Será que vão traduzir aqui, só achei o primeiro episódio , mas já lê a série muito linda 😉
É que os episódios ainda estão saindo, agora estamos no 6 na plataforma oficial. ^^