Glossário

Fujoshi

Facebook
Threads
X
Telegram
WhatsApp
Email

Fujoshi (腐女子) é um termo japonês usado para as mulheres fãs de Yaoi/Boy’s Love. A palavra significa literalmente garota podre ou estragada, fermentada.
腐 – fu = podre, estragado, fermentado
女子 – joshi = garota, moça

Trata-se de um trocadilho com a palavra fujoshi (婦女子), um termo respeitável para se referir a uma mulher casada, onde o kanji FU (婦 – mulher casada) é substituído por outro de mesmo som FU (腐 -podre, estragado, fermentado – o mesmo “fu” de tofu).  

Lógica Fujoshi por Aia-F

Antes do termo Fujoshi ser usado amplamente no Japão e no mundo, segundo a Wikipedia japonesa havia outros apelidos, como Yaora ou Yaoi-joshi .  

Acredita-se que o termo Fujoshi surgiu no fórum 2channel no início dos anos 2000 e referia-se principalmente às fãs que enxergavam yaoi em animes e mangás regulares não-BL/yaoi – em outras palavras, shippers.  Embora a palavra fujoshi seja considerada altamente pejorativa por insinuar que a fujoshi é uma mulher que está “estragada, passou da validade e não está mais apta a se casar”, as fãs de BL/yaoi a tomaram para si com orgulho.

A título de curiosidade, existem outros trocadilhos no mesmo espírito, como kifujin (貴人), uma brincadeira com o termo que significa “nobre dama” e mesmo Ochoufujin (汚超人), um trocadilho com o apelido de uma personagem do mangá/anime Ace wo Nerae (“Madame Butterfly” – お蝶夫人). Acredito que apenas os membros sêniores da nossa categoria tenham direito a tamanho título e distinção. XD

Houve algumas tentativas de emplacar o termo fujoshi como um feminino genérico de otaku, mas atualmente a fujoshi é a fã de qualquer material Boys Love e tem um contraparte masculino, o fudanshi.

Quem desconhece a demografia e raízes shoujo do Boys Love costuma estranhar a grande quantidade de mulheres neste nicho, mas nós sempre fomos e ainda somos a maioria dos fãs da demografia.

De figura obscura a protagonista, a fujoshi vem ganhando cada vez mais destaque nos mangás e animes, como podemos verificar em listas como esta.

Algumas famosas fujoshi dos animes e mangás:

Yaoi-chan (801-chan)
Mangá (2006) e live-action (2007): Tonari no 801-chan
Um dos primeiros exemplos de protagonista fujoshi. Yaoi-chan é tão obcecada por BL que quando vê algo particularmente “moe”, transforma-se num verdadeiro “monstrinho” cheio de empolgação – ao menos sob a ótica de seu noivo Chibe-kun.

Ogiue Chika
Mangá (2002) e anime (2004): Genshiken , Genshiken Nidaime
Embora não seja a primeira e nem única fujoshi do grupo, acho que Ogiue é uma ótima representante da categoria nesta obra. Genshiken começou com o foco numa maioria de personagens masculinos e passou a ter uma ampla variedade de personagens femininas: e muitas fujoshi!

Fujoku
Mangá (2008) e anime (2010): Fujoshi no Hinkaku
Fujoku é uma jovem fujoshi e funcionária de um escritório que tem dificuldades em conciliar emprego e BL, o seu hobby. Para a sorte dela, há no escritório uma fã mais experiente, Takayo, que a ajuda a trilhar o caminho do BL num excelente exemplo de sororidade fujoshi e autoaceitação.

Serinuma Kae
Mangá (2013) e anime (2016): Kiss Him, Not Me / Watashi ga Motete Dosunda
Kae era uma fujoshi gordinha que emagreceu subitamente e a partir daí sua vida virou um grande otome game. Embora todos queiram um pedacinho dela agora, Kae continua vendo a si mesma como uma espectadora de romances BL, o que torna sua nova vida muito difícil. A autora do mangá, Junko, é uma proeminente mangaká de boy’s love.

Narumi Momose
Mangá (2014) e anime (2018): 
Wotaku ni Koe wa Muzukashii
Narumi é uma office-lady e fujoshi desde o colegial. No escritório em que trabalha, reencontra Hirotaka, seu antigo colega de escola e um otaku gamer que também segue cultivando os mesmos hobbies. A princípio ela deseja manter uma fachada para a sociedade escondendo seu lado otaku, mas o relacionamento com Hirotaka é o espaço onde pode ficar confortável consigo mesma. Na série há outro adorável par otaku – será que tem vagas neste escritório?

Nozomi Fujisaki
Mangá (2018) e anime (2024):
Cherry Magic
Fujisaki é uma office-lady e colega de trabalho dos protagonistas Adachi e Kurosawa. Adachi até mesmo pensa que Fujisaki pode estar apaixonada por ele, mas a verdade é que isso tudo não passou de um mal entendido, e ela é mesmo uma grande fujoshi: o que faz Fujisaki acordar cheia de energia toda a manhã para trabalhar é ver o seu ship virar canon! Alguém se identifica?

Fontes (saiba mais):   

Comente e compartilhe!


Facebook
Threads
X
Telegram
WhatsApp
Email

Veja também