PRÓXIMOS ANIMES BL? Suposições de BelaBoleyn

Facebook
Threads
X
Telegram
WhatsApp
Email

Chegamos ao ano de 2018! Este ano, animes BL para a TV (excluindo-se os tradicionais OVAs e filmes, que começaram nos anos 80!) completam a maioridade. Desde 2000, quando Gravitation e Yami no Matsuei deram o pontapé inicial na jornada na televisão japonesa, tivemos, dependendo do critério usado por você, entre 20 a 29 animes BL exibidos nas temporadas. Isso excetua OVAs e filmes, claro.

Como sei que muita gente é exigente, nessa matéria vou colocar um critério intermediário, 26.

O número pode parecer signficativo, mas na melhor das hipóteses (29), a taxa é de 1,61 por ano. E considerando que alguns anos chegamos a ter até 4, há anos que a ‘’seca’’ de BL é total. E também não é nada representativo do mercado do gênero. Isso porque o principal critério utilizado para escolher um anime BL pra televisão não é o mais lógico, que seriam as vendas. Não adianta um BL ser competitivo como Ten Count ou Dakaretai Ichii ni Odosarete Imasu, que colocam pressão até mesmo em mangás shounen famosos e consagrados nas tabelas da Oricon, pra ganhar um anime (pra TV! Que fique claro) se suas revistas pertencem a grupos com pouca participação nos comitês televisivos.

O principal vem dos bastidores. Quem é o responsável pelo mangá ou novel? Se a editora ou produtora for uma empresa com muito dinheiro e PRINCIPALMENTE, contatos com os estúdios, então aí sim as vendas serão levadas em conta. Por causa disso que apenas 3 animes BL* que conseguiram chegar à TV (Gravitation, Yami no Matsuei, Hitorijime my Hero) não pertencem aos gigantes Kadokawa, o bilionário grupo chinês TenCent e a empresas de games visual novel. E não há muito o que comemorar. Yami no Matsuei é da Hakusensha (que faz parte da poderosa Shueisha, maior grupo editorial de mangás) e Hitorijime my Hero, que é da Ichijinsha, adquirida em 2015 pela Kodansha (segundo maior grupo editorial de mangás).

Esse é problema do gênero: os mangás mais amados e vendidos são todos de grupos pequenos ou que tem outras prioridades.

A situação pode mudar? Talvez. A Animate (verdadeira dona da Libre, que publica a Be x Boy) finalmente está produzindo animes para a TV por conta própria. Seria o momento de finalmente pararmos de nos contentar com OVAs? Os bem sucedidos animes de idol Tsukiuta e Tsukipro, que tiveram vendas confortáveis e significativas mostram o caminho.

Sendo assim, vou apontar 3 listas.

ANIME PARA TV

OVA

FILME

Taxas

100% Certeza, já confirmado

60% + Quase certeza, mais questão de tempo do que possibilidade

51-60% Provável

30% – 50% Possível

15%-29% – Improvável

Menos de 15% – Quase impossível

Anime para TV

Hinekure Chaser

Pró: Mangá BL mais famoso da editora Ichijinsha, que vem investindo BASTANTE em suas produções Yaoi e principalmente Yuri. Já lançou 2 Yuri (NTR e Citrus) e um BL (Hitorijime My Hero) e poucas semanas atrás outro Yuri foi anunciado. Como Hinekure tem o mesmo nível de fama que Citrus e Hitorijime, acho que seria a aposta mais lógica.

Contra: A única coisa contra que consigo encontrar é simplesmente a Ichijinsha resolver escolher outro BL menos famoso no lugar. Situações assim já aconteceram em shoujos, como a até hoje inexplicável decisão da revista GFantasy de animar Oushitsu Kyoushi Heine (Higasa Akai) ao invés de Graineliers (Rihito Takarai).

Chances de receber anime: 55%

3ª Temporada de Sekaiichi Hatsukoi

Pró: Há material bem mais que o suficiente, um jogo de celular que será lançado esse ano divulgado com toda a ponta no Natal passado e o calendário preciso da Kadokawa. Junjou levou exatamente 7 anos para receber sua 3ª temporada, e Sekaiichi tem muito mais fãs e mercado. Questão de tempo eu diria.

Contra: Mesma situação de Hinekure Chaser. Simplesmente a produtora não querer. E isso não impede que ela lance OVAs ou filmes, como já fez com essa franquia.

Chances de receber anime: 60%

Chances de receber qualquer forma de animação (TV, OVA, filme)no futuro: 75%+

Correm por fora na disputa TV, mas devemos ficar de olho

  1. Animações chinesas de webcomics (100%)
  2. Visual Novel BL que estiver na moda, em especial se for da Nitro+ Chiral (40%)
  3. Outros mangás da Kadokawa (40%)
  4. Outros mangás da Ichijinsha (30%)
  5. Dakaretai Otoko Ichii ni Odosarete Imasu (15%)
  6. 10 Dance (15%)

OVA

TEN COUNT

Pró: Mangá BL/Yaoi mais famoso e que disputa o título de mais vendido também. Autora (Rihito Takarai) igualmente famosa e requisitada, inclusive tendo parceria em artes especialis do “apenas” jogo de celular mais famoso do Japão, Fate/Grand Order.

Smartphone game de Ten Count anunciado com toda pompa. JÁ TEM UM TRECHO DE OVA.

Contra: O mangá já está finalizado. O último volume sairá nessa primavera. Se nada for anunciado, cada dia será 1% a menos.

Chances de alguma forma de animação: 100% (Já está num trecho do OVA 6 Lovers, que será lançado esse ano).

Chance OVA próprio: 70%

Chances de Filme: 35%

Chances de TV menos de 5% (extremamente difícil, editora pequena e plot erótico demais)

Dakaretai Otoko Ichii ni Odosarete Imasu

Pró: Mangá Yaoi/BL mais vendido de todos, pertence a Be x Boy, que produz OVAs de alguns de seus maiores sucessos. Logo será uma questão de tempo até adaptação OVA.

SE Dakaretai fosse da Kadokawa ou grupo similar, o anime já estaria na sua segunda temporada: o plot é similiar a Love Stage, Gravitation e Junjou Romantica, todas produções que já receberam anime pra TV, com a diferença que Dakaretai vende mais que os três somados hahhah

Como a Animate começou a arriscar nos animes, existe uma chance mínima de que algum dia passe na TV, mas sejamos realistas.

Contra: Nada. Só se forem muito cruéis com os fãs ou tolos pra desperdiçarem.

Chance de OVA: 80%

Chance de filme: 30%

Chance de anime (15%) prioridade do grupo é a loja e os goods, não animação pra TV.

Correm por fora:

  1. Alguma obra de Shungiku Nakamura (75%)
  2. Alguma obra de Nakamura Shouko (40%)
  3. Hidoku Shinaide (25%)
  4. Yarichin Bitch Bu (20%)
  5. Kuroneko Kareshi series (15%)

Filme

Continuação da saga de Doukyuusei

Pró: Vendas de DVD e Blu-ray excelentes, mangá bem-sucedido e autora muito respeitada.

Contra: Estúdio A-1 Pictures pode escolher outro sucesso.

Chances de filme: 50%

Chances de OVA: 60%

Chances de anime: 15%

Sekaiichi Hatsukoi

Pró: Mesma coisa que escrevi na parte do anime

Contra: idem

Chance de filme e anime: 60%

OVA: 75%

CORREM POR FORA:

  1. Junjou Romantica (35%)

  2. Ten Count (35%)

  3. Dakaretai Otoko Ichii Ni Odosarete Imasu (30%)

  4. 10 Dance (15%)

Comente e compartilhe!


Facebook
Threads
X
Telegram
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também


Blyme Yaoi

O site que fala de tudo o que é Boys Love!

Apoie a Blyme

Adquirindo produtos através do nosso link de afiliado Amazon, recebemos uma comissão e você nos ajuda sem gastar nem 1 centavo a mais!