No clima típico de retrospectivas de fim de ano, que tal esse ano também olharmos para tudo que aconteceu no mercado de mangás brasileiro que pode interessar aos fujins durante o ano de 2024?
Agora em 2024 foram anunciadas 16 obras Boys Love e relacionadas, um número menor que os 37 anúncios feitos no ano de 2023. Dentre os anúncios, 14 foram mangás, 1 foi um manhwa e 1 foi um BL nacional. Entre as editoras, a Editora Pipoca & Nanquim anunciou um título, a editora Panini 2 títulos, as editora MPEG e JBC 3 e a editora NewPOP 7.
Em fevereiro, a editora Pipoca & Nanquim anunciou a publicação do mangá Shoujo “Fire!”, de Hideko Mizuno, tendo já concluído sua publicação agora em 2024.

Ainda em fevereiro, as editoras Panini e NewPOP anunciaram novidades.
A editora Panini anunciou a publicação do mangá BL “Você me deixa sem fôlego” de Zeniko Sumiya, tendo publicado até o volume 03 em 2024.


Já a editora NewPOP anunciou a publicação do mangá “Canção do Amanhecer” de Ichika Yuno, tendo publicado 3 volumes ao longo desse ano.


Em abril, a editora Panini faria seu segundo e último anúncio de mangá Boys Love de 2024, com o anúncio da publicação de “A Lança Lendária e o Escudo Impenetrável” de Totofumi. Até o momento, a editora publicou 2 volumes do mangá.


Já em Julho, durante o Anime Friends, a Editora JBC anunciou a publicação do mangá “Pink Heart Jam”, de autoria de Shikke. A editora lançará tanto uma edição comum do mangá quanto uma edição premium.


E ainda no Anime Friends, a editora NewPOP anunciou a publicação do mangá Boys Love “Meu Vizinho Metaleiro” de Mamita, lançado em novembro desse ano. Além disso, também anunciou que publicará o mangá Josei de volume único “Um gay de 30 anos – Meus Dias Lutando contra a aceitação” de Kazuki Minamoto.


Em setembro, durante a Blymecon, a editora JBC confirmou a publicação de “home”, continuação da série “Doukyusei” de Asumiko Nakamura.

Ainda durante a Blymecon, a editora MPEG anunciou que estaria lançando o BL nacional “O Ladrão de Mundos“ de autoria de Sayuritake, publicado anteriormente de forma independente.

Dezembro foi um mês de diversas surpresas. A Editora MPEG anunciou a publicação de dois Boys Love, o omegaverse coreano “Como Conquistar um Alfa” de Kim Nyeong e o mangá “O Fim das minhas noites de Solidão”.


Durante a CCXP, a editora JBC anunciou a publicação do mangá Shoujo “11nin Iru!”, de autoria de Hagio Moto. O mangá em si não é Boys Love, nem tem romance entre homens, mas é de relevância extrema para a comunidade de fãs do tema, considerando a importância da autora para o nascimento futuro do Boys Love.

E para finalizar o ano, a editora NewPOP revelou a parceria com a revista Shu-Cream, anunciando a publicação de 4 mangás Boys Love em formato apenas digital inicialmente: “Tocando a sua Noite” de Moyori Mori, “Saciando o Lobo!” de Troy Arukuno, “Menage à Trois: Morando com meus amantes” de Anji Sena e “Eu Não Sou Nenhum Herói” de Uikashi. Apenas “Tocando a Sua Noite” tem publicação em formato impresso confirmado até o momento.




E em relação ao que foi publicado esse ano no Brasil?
Foram lançados, ao todo, 59 volumes de obras para fãs de de Boys Love e materiais relacionados, 14 volumes a mais que os 45 do ano passado. 28 foram da NewPOP, 20 da Panini, 6 da JBC, 3 da Mythos e 2 da Pipoca & Nanquim. Vamos olhar alguns destaques?
De volumes únicos, tivemos a publicação dos seguintes títulos:






Além disso, esse ano tivemos o início da publicação das seguintes séries aqui no Brasil:








Duas obras de autoria de Okura, uma na qual ele é autor apenas e outra na qual ele é tanto o artista quanto o responsável pela história, iniciaram e já terminaram sua publicação esse ano aqui no Brasil


Além das obras que começaram publicação, tivemos a conclusão de algumas obras esse ano, como o fim de Ten Count, Given e da novel de Mo Dao Zu Shi:




Para 2025, já sabemos que pela editora NewPOP tem pelo menos 19 títulos Boys Love a serem lançados ainda. 2024 foi um ano de bastante novidades e ficaremos no aguardo do que as editoras tem guardado para os fãs de Boys Love no ano que vem!