Resultados da Pesquisa do Público Boys Love

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Sabemos que Boys Love é um universo imenso, mas mais vasto ainda é o universo dos fãs. Por isso, fizemos essa pesquisa aqui para descobrir um pouquinho mais sobre como é o fandom brasileiro de Boys Love em 2022.

A pesquisa foi realizada através de um formulário com cerca de 40 perguntas, das quais nem todas eram obrigatórias. O link foi divulgado nas redes sociais e o formulário ficou aberto para respostas por uma semana, de 25 de março a 1° de abril de 2022. Neste período, 2046 respostas foram coletadas, sendo este o tamanho da amostra de nossa pesquisa. Os dados foram analisados através do Google Planilhas, Excel e pelo software SPSS. Os dados e gráficos desse post estão disponíveis nesta planilha aqui para quem quiser ver com mais detalhes.

Dados demográficos:

  • Cerca de 65% dos respondentes se identificaram como mulheres cis.
  •  A maioria tem de 18 a 22 anos (38,4%) e de 23 a 27 anos (25,9%)
  • A pesquisa teve pelo menos um respondente de cada estado do país, além de 32 que não moram no Brasil.
  •  O estado com maior número de respondentes foi São Paulo, com 606 (29,6%).
  •  A maioria dos respondentes de fora do país moram em Portugal ou no Japão, mas também tivemos respostas de pessoas que moram nos seguintes países: Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, Escócia, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Itália, Suécia e Uruguai.  
  • Quanto à orientação sexual, essa pergunta permitia marcar mais de uma opção, e os resultados foram conforme mostra o gráfico. Entretanto, para o restante das análises, precisei deixar de lado todas as alternativas além da primeira, devido a como funciona o software de estatística que utilizei. 
  • Grande parte dos respondentes (29,82%) é bissexual
  • Quase 70% dos homens cis que responderam a pesquisa são homossexuais
  • Tivemos 14 homens cis heterossexuais respondendo à pesquisa
  • Mais de 30% das mulheres cis (32,70%) e dos homens trans (34,50%) que responderam à pesquisa são bissexuais. 
  • Quanto à escolaridade, a maioria (33,1%) tem ensino superior incompleto. 
  • Uma das perguntas dava a opção de dizer qual o curso de formação, e de acordo com as 735 respostas obtidas nessa questão, cerca de 25% dos respondentes têm formação nas áreas Ciências Sociais Aplicadas ou Linguística, Letras e Artes. 
  • Quanto a cor ou raça, a maioria (58,7%) se identifica como Branca. 
  • A maioria tem os pais ou familiares como fonte de renda (43%).

Sobre BL:

  • A maioria dos respondentes (39,7%) descobriu BL entre 2011 e 2016. 
  • Grande parte gasta até 50 reais por mês com esse tipo de conteúdo (33,1%) e o consome todo dia (46,7%)
  • Boa parte dos respondentes conheceu BL por conta própria, mas também houve muita gente que conheceu por causa de amigos e parentes (irmãos, primos e até a própria mãe!)
  • 82,7% acompanha perfis de redes sociais (Twitter, Tiktok, Instagram) sobre BL.
  • 58,7% não produz nenhum conteúdo BL
  • O Twitter é a principal fonte de informações sobre BL (82,8%)
  • Os mangás japoneses são o principal formato de conteúdo BL consumido (91,3%), seguidos por animes (85%) e manhwas coreanos (82,8%)
  • Depois do português, a língua em que mais se consomem BL é o inglês (74,3%)
  • Os países de origem dos BLs mais consumidos são Japão (96,8%), Coréia do Sul  (88,8%) e China (79,3%).
  • Outros países de origem citados por respondentes incluíram Reino Unido, Vietnã e México.
  • A grande maioria (88,2%) consome mangás através de scans, embora 66,2% compre as edições brasileiras.
  • 90,4% assiste animes, filmes e séries através de fansubs, e 79% os assiste através de plataformas de streaming oficiais
  • Os livros e light novels são lidos através de traduções fanmade (69,4%) e edições brasileiras (53,8%)
  • Apenas 104 (5%) dos respondentes assinam a Futekiya
  • Netflix (79,6%) e Amazon Prime (61,6%) são os serviços mais assinados
  • Given é o mangá mais comprado (45,2%), seguido por Joy (40,2%)
  • 23,2% dos respondentes não comprou nenhum mangá publicado no país

As últimas 16 questões tratavam-se de afirmativas que deveriam ser respondidas através da escala Likert, na qual um número é associado ao grau de concordância com o que é dito. De acordo com as médias de todas as respostas, podemos tirar algumas conclusões sobre a opinião dos respondentes. 

Sobre essas afirmativas:

  •  No geral, os respondentes se consideram Fujoshi/Fudanshi/Fujin. Homens cis são mais indiferentes quanto ao uso dos termos.
  • Os respondentes não têm medo que descubram que gostam de BL. 
  • Os homens trans consideram que BL foi importante para sua descoberta quanto a gênero e orientação sexual.
  • A maior parte dos respondentes considera- se indiferente quanto a conversar sobre BL com amigos pela internet, e a maioria não conversa sobre BL com parentes e pessoas da família.
  • O que mais atrai o público em BL é o enredo e o romance, a maior parte das pessoas se considera indiferente quanto às cenas de sexo.
  • Homens cis não gostam de conteúdo erótico homem x mulher, nem mulher x mulher. 
  • Homens e mulheres trans, agêneros e não-binários gostam mais de romances mulher x mulher do que o restante. 
  • Pessoas mais velhas tendem a ser mais indiferentes quanto a conteúdos eróticos homem x mulher e mulher x mulher. 

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Uma resposta

  1. KKKK sinto-me dissecada, vizeram um relatório completo man. Alguns não batem fato, mas até minha localização bateu ksksks gostei

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