Autores de BL que também fazem Shounen e Seinen

Facebook
Threads
X
Telegram
WhatsApp
Email

O tema deste post foi selecionado pelos apoiadores do nosso Apoia.se.

Com contribuições a partir de 5 reais, você pode ajudar o Blyme a continuar melhorando cada vez mais.


Depois do post sobre autores de BL que também fazem mangás Shoujo e Josei, trazemos agora os autores que também fazem mangás Shounen e Seinen. Sendo assim, neste post, nós vamos focar em listar alguns autores que já publicaram tanto BL quanto mangás voltados majoritariamente para o público masculino.

Amagakure Gido

Tendo aparecido em nossa lista de Shoujo e Josei, temos Amagakure Gido aparecendo novamente na lista de Shounen e Seinen. Apesar de mais da metade de seus mangás serem BL, a autora publica obras em todo tipo de demografia.

Seus mangás mais conhecidos e que ganharam adaptações animadas, Amaama to Inazuma e Otonari ni Ginga, são obras Seinen.

amase

Uma novata dentro do mundo do mangás BL, ela chegou com tudo com a obra Hotarubi En’ya, que retrata diversas histórias de soldados kamikaze no final da Segunda Guerra Mundial. O segundo e último volume da série foi publicado agora em dezembro no Japão.

No entanto, sob o pseudônimo Amase Shiori, ela está longe de ser uma novata. É bastante conhecida por ALL OUT!!, que recebeu uma adaptação em animê em 2016, e Koko wa Ima Kara Rinri Desu., que recebeu uma adaptação em dorama em 2021.

Suzuki Tsuta

Uma veterana dos mangás BL, Suzuki Tsuta não é apenas conhecida por suas obras comerciais, mas também por seus diversos doujinshis de séries como Tiger & Bunny, Kaiji e JoJo’s Bizarre Adventure.

Fora dos BL, apesar de não ser responsável pela arte do mangá, ela é uma das autoras de Tenchi Souzou Design Bu, junto com Hebi-zou. A série recebeu uma adaptação animada em 2021. Atualmente, está desenhando Fate/Prototype: Sougin no Fragments, uma adaptação em mangá da série de jogos Fate.

basso

Sendo uma autora extremamente versátil, a autora foi responsável por diversas obras voltadas para o público mais maduro, com seu traço bastante distinto. Apesar de não publicar BL há pelo menos 5 anos, a autora nos trouxe diversas obras interessantes.

No entanto, foi utilizando o pseudônimo de Ono Natsume que ela de fato cresceu. Suas obra Saraiya Goyou recebeu um animê em 2010 e é atualmente publicada no Brasil pela editora Devir sob o título House of Five Leaves. A série ACCA – 13-ku Kansatsuka também foi animada em 2017, assim como Ristorante Paradiso em 2009. Ela também já teve outros mangás publicados no Brasil, como Not Simple, com o título Complicado pela editora L&PM, e Nigeru Otoko, com o título O Homem que Foge pela editora JBC.

Okujima Hiromasa

Tendo construído a sua careira em cima de mangás Shounen e Seinen com personagens delinquentes, Okujima Hiromasa entra no mundo dos BL com Dousei Yankee Akamatsu Seven, um mangá sobre… delinquentes. Ele também foi responsável pela adaptação em mangá de Clean Dishes, um spin-off do jogo BL Slow Damage, e a adaptação japonesa da série tailandesa 2gether.

Okujima debutou em 2007 como autor de mangás e desde então a grande maioria de suas publicações envolvem personagens delinquentes, gangues e máfias. Em 2014, sua obra Akira No. 2 recebeu uma adaptação em filme live-action e Babanbabanban Vampire será adaptado para animê e filme live-action em 2025.

Nakayama Miyuki

Outra novata no mundo dos BL, Nakayama Miyuki chegou com uma história leve em que um menino de 10 anos é apaixonado pelo seu amigo de infância 7 anos mais velho. O mangá ainda está em andamento e já conta com 5 volumes.

Antes disso, seus mangás eram comédias românticas voltadas para o público masculino. Sua obra mais conhecida é Blend S, que foi transformada em animê em 2017.

Yumeka Momoka

Apesar de ter sido bastante ativa no mundo dos BL, hoje em dia suas produções estão fora desse mercado. Ela não chegou a publicar muitos mangás e lançou alguns doujinshis, porém seu foco maior eram em ilustrações de light novels BL.

Sob o pseudônimo Sahara Mizu, ela construiu uma carreira sólida. Ela foi responsável pela adaptação em mangá do curta animado Hoshi no Koe, de Shinkai Makoto, publicado no Brasil pela editora Panini com o título The Voices of a Distant Star. Sua obra Bus Hashiru foi publicada no Brasil pela editora Mythos com o título Os Passageiros do Amor.

Nagabe

Nagabe estreou como autor de mangás com o BL Buchou wa Onee, publicado na revista Opera. Todas as suas obras BL giram em torno de personagens não-humanos e ele transita bastante entre histórias leves e temas envolvendo fetiches como vore.

Ele costuma ser mais conhecido por sua obra Totsukuni no Shoujo, que foi publicada no Brasil pela editora Darkside sob o título A Menina do Outro Lado e recebeu uma adaptação animada em OVA em 2019. Nagabe também já visitou o Brasil para o evento de comemoração de 12 anos da editora Darkside.

Hideyoshico

Com diversas contribuições, Hideyoshico é uma autora que produziu não só diversas obras comerciais BL, mas também doujinshis. Seu mangá Udagawachou de Mattete yo. foi adaptado para filme live-action em 2015.

Apesar de não ter publicado muitos mangás não-BL e ainda não ter emplacado um sucesso muito acentuado com isso, a autora já se aventurou em revistas Shounen e Seinen.

Yamashita Tomoko

Debutando como autora de mangás dentro do BL, Yamashita Tomoko recebeu elogios desde cedo, com Kuimonodokoro Akira ficando em 1º lugar na categoria BL do “Kono Manga ga Sugoi!” de 2007. Sua obra Sankaku Mado no Sotogawa wa Yoru foi adaptado para filme live-action e animê em 2021 e está sendo publicada no Brasil pela editora NewPOP sob o título A Noite Além da Janela Triangular.

A maioria de suas publicações são voltadas para o público feminino, principalmente adulto, mas a autora já publicou algumas séries em revistas voltadas para homens.

Suzuri Ryou

Muito conhecido por sua série de horror eroguro MADK, publicado no Brasil pela editora NewPOP. Com exceção de MADK, o autor ainda não possui muitas produções BL, apenas com pequenas contribuições em algumas antologias.

Em suas obras não-BL, ele utiliza o pseudônimo Sumiyoshi Ryou e já chegou a visitar o Brasil para participar de um evento organizado pela USP. Seu mangá Jinba é publicado no Brasil pela editora Conrad sob o título de Centauros. Por ser uma publicação originalmente digital, sua demografia oscila entre Josei e Seinen dependendo de onde é vendido.


Há vários outros autores que seguem essas dinâmicas, mas esses foram alguns exemplos de autores de BL que também publicam ou publicavam mangás Shounen e Seinen.
Conhecia todos os autores da nossa lista? Sentiu falta de algum?

Comente e compartilhe!


Facebook
Threads
X
Telegram
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também


Blyme Yaoi

O site que fala de tudo o que é Boys Love!

Apoie a Blyme

Adquirindo produtos através do nosso link de afiliado Amazon, recebemos uma comissão e você nos ajuda sem gastar nem 1 centavo a mais!