Fujoshi Eye: Twisted Wonderland

Facebook
Threads
X
Telegram
WhatsApp
Email
A nossa coluna Fujoshi Eye está de volta! Para quem não conhece, essa coluna se propõe a apresentar animes, mangás, livros e outras obras não-BL e explicar porque elas caíram nas graças dos fãs de Boys Love.

Bem-vindo ao Mundo dos Vilões!

Vai fazer um ano que Twisted Wonderland arrebatou o coração das fujodanshis japonesas e que encheu de curiosidade os fãs ocidentais. Como o jogo ainda não tem nenhuma tradução oficial ou uma adaptação que chegue a mais pessoas, muitos ainda não entendem muito bem sobre o que é a franquia. Então estou aqui para te convidar para esse divertido e delicioso mundo dos vilões, pegue aqui na minha mão e vamos.

O QUE RAIOS É TWISTED WONDERLAND?

Twisted Wonderland é um jogo para iOS/Android lançado dia 18 de Março de 2020, uma parceria entre a Aniplex e a Disney. Nesse jogo, os personagens principais são todos adaptações bishounen dos conhecidos vilões da Disney, nada muito incomum no universo de animes e mangás (basta lembrar de franquias como Hetalia, Fate Grand/Order e Touken Ranbu).

    A arte e a história ficaram a cargo da mangaká Yana Toboso, conhecida no ocidente pelo seu mangá Kuroshitsuji (publicado aqui no Brasil com o nome Black Butler). Toboso-sensei é uma grande fã do universo Disney e ficou muito empolgada por ser convidada a trabalhar nesse universo. Não é à toa que os personagens são lindos e a arte do jogo salta aos olhos de muitas pessoas.

    Combinar Disney + Aniplex + Yana Toboso não tinha como dar errado, né? Já no seu primeiro ano de lançamento, Twisted Wonderland fez muito sucesso. Mesmo na época de divulgação do que seria a franquia, muitos já ficaram curiosos com os personagens e as referências. Com a estréia do app, o número de fãs e produtos só crescia. Tudo ainda muito controlado pela Aniplex, mas já é possível encontrar nendoroids e scale figures, por exemplo, coisa que outras séries mais antigas ainda não tiveram a chance.    É importante ressaltar que Twisted Wonderland NÃO É UM OTOME GAME. Isso foi uma dúvida que tanto atraiu quanto afastou fãs para a franquia. Twisted é um joseimuke, que é um termo usado para classificar franquias destinadas a mulheres (como Touken Ranbu, IDOLiSH7, Ensemble Stars, Hypnosis Mic e afins). É um termo bem abrangente, já que as formas que o público feminino interage com as franquias é bem diversa. Existem fãs que podem criar OCs ou se inserir na história para se shippar com os personagens. Só que o jogo também dá muita liberdade para shippar os personagens entre si, atraindo uma parcela bem grande de fujoshis.

E SOBRE O QUE É A HISTÓRIA DE TWISTED WONDERLAND?

    A história do jogo é naquele estilo isekai bem básico: o MC (vamos chamar de Yuu, porque é o nome sugerido pelo jogo), é teletransportado para a escola de magia Night Raven School. Yuu chega bem no dia que a escola estava fazendo a cerimônia de seleção, quando os alunos novos são designados para um dos 7 dormitórios (no melhor estilo Harry Potter). 

Grimm, um monstrinho que muitos aprendem a amar (e outros não)

Junto com Yuu, um monstrinho chamado Grimm também aparece na cerimônia, causando a maior confusão e querendo a todo custo ser um aluno da NRC. Entretanto, Grimm não é aceito e Yuu não pode ser um estudante porque não possui magia. Fica então a cargo do diretor da escola, Dire Crowley, de mandar Yuu de volta para casa. Só que existe um problema: nem Crowley ou o espelho mágico conseguem achar o mundo de onde veio Yuu.

Isso faz com que o nosso MC tenha que ficar na escola até que o diretor ache alguma solução. Nesse meio tempo, Yuu fica morando na escola e conhecendo os outros alunos. Ele também fica responsável pelo Grimm, e os dois juntos vão se meter nas mais diversas aventuras.

Um pequeno vislumbre de como é organizada a história de Twisted Wonderland

A história do jogo é dividida por capítulos. Esse resumo do início é o prólogo da história, onde vamos conhecer o básico do Yuu, Grimm e de dois personagens que vão nos acompanhar nas próximas aventuras: Ace e Deuce. Depois disso, cada capítulo foca em um dormitório da escola diferente, na ordem que eles foram apresentados no perfil oficial do jogo no twitter. 

Cada um desses dormitórios é baseado em um vilão da Disney:

Nesse dormitório, todos os alunos vivem sob as 810 regras criadas pela Rainha de Copas.

Heartslabyul é o dormitório em homenagem a Rainha de Copas, do filme Alice no País das Maravilhas. Nele nós temos os seguintes personagens: Deuce Spade, Cater Diamond, Riddle Rosehearts (o líder de dormitório), Trey Clover (vice-líder de dormitório) e Ace Trappola.


Os alunos desse dormitório são conhecidos pelo seu desempenho em esportes (e também pela sua astúcia).

Savanaclaw é uma homenagem a Scar, do filme O Rei Leão. Nele nós temos os personagens Ruggie Bucchi, Leona Kingscholar (líder de dormitório) e Jack Howl.


Os alunos desse dormitório são conhecidos pelo seu coração benevolente (e o dormitório também é conhecido pelo café Mostro Lounge).

Octavinelle representa a Úrsula, do filme A Pequena Sereia. Os personagens desse dormitório são Floyd Leech, Azul Ashengrotto (líder de dormitório) e Jade Leech (vice-líder de dormitório).


Dizem que os alunos desse dormitório são atenciosos (e um certo líder de dormitório adora dar uma bela festa de boas vindas).

Scarabia representa o Jafar, do filme Aladdin. Nesse dormitório temos Kalim Al-Asim (líder de dormitório) e Jamil Viper (vice-líder de dormitório).


A casa é conhecida pelos seus estudantes muito lindos, e muitos deles especialistas em alquimia. Reza a lenda que quem produz o veneno mais poderoso vira líder do dormitório.

Pomefiore representa a Rainha Má, do filme A Branca de Neve. Os personagens desse dormitório são Epel Felmier, Vil Schoenheit (líder de dormitório) e Rook Hunt (vice-líder de dormitório).


Os alunos desse dormitório são bem reclusos e normalmente tentam combinar magia e tecnologia.

Ignihyde é uma homenagem ao Hades, do filme Hércules. Nele temos os personagens Idia Shroud (líder de dormitório) e Ortho Shroud.


Os alunos desse dormitório são conhecidos pela sua excelência em magia.

E, por fim, temos a Diasomnia que homenageia a Malévola, do filme A Bela Adormecida. Nele temos os personagens Sebek Zigvolt, Malleus Draconia (líder de dormitório), Lilia Vanrogue (vice-líder de dormitório) e Silver.


Consegue descobrir em que personagens da Disney os professores e funcionários da Night Raven School foram inspirados?

Além dos alunos, nós temos também alguns membros do corpo docente da Night Raven School. Dire Crowley é o diretor da escola, Mozus Trein é professor de História, Divus Crewel é professor de Alquimia, Ashton Vargas é professor de Educação Física e o Sam é responsável pela “Mr. S. Loja Misteriosa”, que tem todos os produtos possíveis.

Como é fácil de perceber, todos esses personagens são baseados em vilões e personagens secundários do universo Disney. Agora, é importante ressaltar que são apenas BASEADOS, já que isso gera muita confusão para quem não conhece a história. Os vilões da Disney que a gente conhece existiram no mundo de Twisted Wonderland e são considerados lendas. Os personagens do jogo são apenas inspirados neles, cada um tem personalidade e história próprias. Não existe nem confirmação que eles são descendentes de alguns dos vilões (apesar de existir algumas teorias entre os fãs). 

Também vale ressaltar que Yuu não tem um gênero definido no jogo: a interação dos personagens é com o jogador, dando assim espaço para que quem quiser se inserir ou criar OCs para a história. Essa é uma forma de dar liberdade para os jogadores e atrair todo o tipo de gente (desde nós, fujodanshis, até as yumejoushi, que são fãs que se shippam com os personagens). Então por mais que existam muitas discussões sobre o gênero do protagonista, isso não precisa interferir na forma como você interage com o jogo.

Eu garanto que os personagens e a história são bem cativantes e divertidos. Já existem traduções de fãs tanto em inglês quanto em português. No caso do inglês, é possível achar todas as histórias do jogo (as principais e as secundárias) disponíveis. Em português um grupo está traduzido, e pelo menos a história principal está quase completa. Se você não quer arriscar jogar do zero, recomendo pelo menos ler a história.

Aliás, falando no jogo…

Essa é a tela inicial. Mesmo que seja em japonês, não é difícil navegar pelo jogo.

COMO É A GAMEPLAY DE TWISTED WONDERLAND?

Twisted Wonderland é um jogo focado na história. Na maior parte do tempo é preciso farmar os itens para deixar as cartas dos personagens mais fortes, então para alguns a mecânica pode parecer um tanto monótona. Ele não é tão ágil e frenético como jogos de ritmo estilo Love Live ou jogos de exploração como Genshin Impact.

No jogo, é necessário fazer muitas lições de Voo, História e Alquimia. É a forma que temos para conseguir os itens para melhorar as cartas. Tem que farmar bastante e ter muita paciência.

As batalhas são um mecanismo interessante e tem vários debates entre os fãs de como fazer os melhores times para os eventos. Por enquanto, a gente só enfrenta mesmo o que já tem no jogo (nada de batalha com os outros jogadores)

Os jogos de ritmo aparecem durante a história e normalmente tem uma historinha no meio. Como pode ver, o jogo é muito bem feito. O design e os gráficos são muito divertidos, principalmente quando os personagens estão em forma chibi.

    Ainda assim, Twisted Wonderland tem mecânicas interessantes, como as de batalha, que aparecem durante a história e a aba de testes. E também tem alguns jogos de ritmo, que também são introduzidos durante a história. São mecanismos bem simples e tranquilos de fazer. Por ter uma mecânica mais simples, acredito que muitos jogadores casuais podem gostar do jogo.

Nesse dia eu tive bastante sorte, então torço para vocês tenham também!

Além disso, temos nosso infame gacha. Aquele momento que você gasta toda sua sorte e reza pra vir a carta do seu personagem favorito. As cartas são usadas para as batalhas do jogo, tendo tipos e elementos diferentes. E são todas lindas, feitas pela Yana Toboso e a equipe do jogo. Ninguém estava preparado para um gacha game com cartas tão bonitas e tentadoras.

Malleus do set Uniforme Escola (R)

Idia do set Laboratório (SR). Essa é uma carta sem dar groovy (um tipo de transformação na carta)

Não façam como o Riddle, fiquem em casa e pratiquem o distanciamento social!Essa carta do Riddle também é do set laboratório (SR) e dessa vez tem o groovy (que nos dá uma imagem especial e deixar a carta mais forte)

Kalim e Leona com os uniformes dos dormitórios. Essas cartas são SSRs (a primeira sem groovy, e a segunda com groovy). Lindas né?

Algumas cartas do jogo são permanentes (como as Rs, SRs e SSRs anteriores). Já essa aqui do Vil é SSR de evento e ficou por tempo limitado no jogo. Como uma arte dessa, fica difícil dizer não para o gacha, né?

    E QUANDO VEM TWISTED WONDERLAND PARA O OCIDENTE?

Você também está ansioso para esse jogo?

O jogo ainda não tem nenhuma data para ser trazido para o Ocidente. Como a franquia é nova e ainda vai fazer um ano, é até compreensível. Mesmo jogos de franquias de muito sucesso ainda não vieram para cá. Agora, com o sucesso de Twisted Wonderland, quem sabe a gente não ganhe o jogo em terras ocidentais um dia? A navegação de Twisted tem vários termos em inglês, então até é tranquilo se encontrar, só que muitos fãs e curiosos estão esperando mesmo é uma tradução. Se você é um desses curiosos, o jeito é mesmo ficar na torcida.

Além do jogo, foi confirmado um mangá que será publicado na G-Fantasy (mesma revista de Kuroshitsuji, inclusive). O mangá se chamará Disney Twisted Wonderland – Episode of Heartslabyul e provavelmente deve adaptar o Capítulo 1 do jogo (se o nome for o indicativo de alguma coisa). A arte fica por conta de Koono Sumire.

    Nenhum anime ainda foi confirmado, caso você se pergunte. Muitos fãs pedem ansiosos por essa adaptação, e a abertura do jogo dá aquele gostinho de quero mais. Sem falar dos comerciais de TV que são baseados nos dormitórios, que também nos deixam na vontade (se quiserem ver: Heartslabyul, Savanaclaw, Octavinelle, Scarabia e Pomefiore). Agora é esperar esse anúncio ser feito.

    E ONDE ENTRA O OLHAR FUJOSHI NISSO TUDO?

    Bom, como já dito nesse texto algumas vezes, Twisted Wonderland foi feito de uma forma que atrai vários públicos, e as fujoshis não ficam de fora. Com personagens bonitos e carismáticos, além da arte belíssima da Yana Toboso, as fujodanshis japonesas foram com tudo para a série. Existem várias fanarts, fanfics e até doujinshis de vários dos ships da série. Inclusive virou até uma piada interna brincar com a versão vilão do seu ship. Talvez Úrsula x Hades (Azul x Idia), ou talvez Scar x Malévola (Leona x Malleus)? Tem também os mais populares, como Moréia da Úrsula x Rainha de Copas (Floyd e Riddle), Jafar x Sultão (Jamil x Kalim) e Scar x Hiena (Leona x Ruggie). As possibilidades são imensas, já que contamos com 22 personagens (e se você é mais chegado nos professores, pode deixar que será bem servido também).

Idia x Azul, friends do lovers?

Malleu x Leona, rivals to lovers?

Pra quem gosta daqueles que ficam se bicando o jogo todo e uma ótima diferença de altura (Riddle tem 1,60 e o Floyd 1,91)

Jamil x Kalim, aquele angst gostoso! Ou, quem sabe, não somos amigos (mas agem como amigos)

Leona x Ruggie, parceiros no crime?

Gêmeos Leech x Azul, amigos de infância e parceiros no crime?

Trey x Riddle, amigos de infância

Ace x Deuce, o casal que divide um neurôniov

Vil, a própria musa inspiradora do Rook. Ou será que não?

    Dentro do jogo também temos interações bem legais entre os personagens. Tem amigos de infância, rivais, dois bobos que juntos dividem apenas um neurônio… Qual sua dinâmica favorita? Acho que você encontra aqui (e, por favor, encontre, porque preciso de mais material em inglês/português dos meus ships). E se o seu Yuu for OC masculino então, divirta-se. Recomendo demais a tag #twst_BL no twitter, caso tenha alguma curiosidade.

    CONCLUSÃO

    Espero que com esse texto eu tenha dado um pequeno gostinho de Twisted Wonderland para vocês. Sou uma apaixonada pelas animações da Disney e uma fã de anos da Yana Toboso, então ver esses dois trabalhando juntos para criar algo como isso me deixou muito feliz. São personagens muito divertidos, ships maravilhosos e uma história muito gostosa. Sem falar na quantidade de referências, que vai deixar os fãs desses filmes muito felizes.

    Deixo aqui meu convite para vocês atravessarem esse espelho e entrarem no mundo dos vilões que é Twisted Wonderland. Caso queiram saber mais novidades do jogo, recomendo muito a conta @twst_br no twitter, que tenta manter o fandom brasileiro informado de tudo relacionado ao jogo e a franquia.

    É isso e espero que tenham gostado.

BÔNUS: VOCÊ CONSEGUE ACHAR O MICKEY?

    Já ia me esquecendo de uma coisa muito importante: o maior easter egg desse jogo. Em todas as imagens que tem no jogo (seja cenário ou carta) existem alguns Mickeys escondidos na ilustração. Algo bem Disney de se fazer, né? Você consegue achar? Segue um exemplo:

ACHOU!

Em algumas das cartas que coloquei aqui nesse post, você consegue achar um Mickey. E também tem um na abertura do jogo. Você consegue achar?

Comente e compartilhe!


Facebook
Threads
X
Telegram
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também


Blyme Yaoi

O site que fala de tudo o que é Boys Love!

Apoie a Blyme

Adquirindo produtos através do nosso link de afiliado Amazon, recebemos uma comissão e você nos ajuda sem gastar nem 1 centavo a mais!