Retrospectiva 2025: Mercado de publicações do Brasil

Facebook
Threads
X
Telegram
WhatsApp
Email

E 2025 chega ao fim! E que ano agitado para os fãs de Boys Love brasileiros! Se em 2020 era possível contar nos nossos dedos os poucos lançamentos anuais que tínhamos, atualmente temos uma verdadeira abundância de publicações no nosso mercado! Vamos olhar tudo o que aconteceu?

Anúncios

Foram 18 anúncios de obras BL e relacionadas, um crescimento pequeno comparado aos 16 anúncios feitos em 2024. Entre os anúncios, tivemos 16 mangás, 1 manhua e 1 manhwa, sendo 7 dos mangás anunciados previstos para lançamento apenas digital até o momento. Dos anúncios, 9 já foram lançados agora mesmo em 2025.

A editora NewPOP continuou a ser de longe a que fez mais anúncios de mangás Boys Love em 2025, com 13 anúncios de mangás e um manhwa. Foram eles:

Em segundo lugar no número de anúncios ficou a editora MPEG, com 3 anúncios de mangás e 1 de manhua.

A Panini anunciou apenas dois mangás, sendo um mangá Shoujo e outro um mangá que existe em um certo limbo de publicação, pois é publicado tanto em revista Shoujo quanto Boys Love.

A editora JBC fez apenas um anúncio, no evento CCXP em dezembro.

Por fim, tivemos a estreia da Baú Editora no mercado de Boys Love, anunciando um mangá agora em 2025.

E o que foi publicado no Brasil em 2025?

Esse ano foram publicados 49 volumes entre mangás, Danmei, manwha de interesse para o público fã de BL, representando uma pequena queda nos 59 volumes lançados em 2024. Além dos primeiros volumes dos anunciados New York, New York, Será que Esse Amor É Impossível?, Se Quiser É Só Pedir… e King’s Maker, tivemos a estreia de diversas séries altamente esperadas no Brasil:

JBC

NewPOP

MPEG

Conclusões

Tivemos algumas séries que foram concluídas esse ano. Além de Pink Heart Jam, O Sabor de Melão e Sleeping Dead, que foram iniciadas e concluídas este ano mesmo, também foram finalizadas a série Doukyusei, de Asumiko Nakamura, MADK, de Ryo Suzuri, e A Noite Além da Janela Triangular, de Yamashita Tomoko.

Além disso, a publicação de séries como Você Me Deixa Sem Fôlego, Cherry Magic!, A Lança Lendária e o Escudo Impenetrável, The Dangerous Convenience Store, Sasaki e Miyano, Mo Dao Zu Shi: Comics e Canção do Amanhecer continuou em 2025.

A série Dakaichi está com a publicação encostada no Japão, aguardando novos volumes. Yarichin se encontra parado desde 2024 e a editora Panini ainda não publicou o volume 6, que é o mais recente no Japão.

Além disso, para além dos anunciados e lançados esse ano e que já foram apresentados nesse post, alguns mangás de volume único foram lançados em 2025:

Esses foram alguns dos destaques de 2025 para o público fã de Boys Love. Foi um ano bastante agitado, com muitas novidades, estreias e surpresas inesperadas. Acima de tudo, saímos de 2025 com um gostinho de quero mais ao ver que o Boys Love aparentemente chegou para ficar no mercado brasileiro, mas sempre com espaço para crescer.

Será que em 2026 finalmente começaremos a ver light novels BL por aqui, por exemplo? Ficamos na expectativa. Nos vemos no próximo ano com muito mais Boys Love!

Comente e compartilhe!


Facebook
Threads
X
Telegram
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também


Blyme Yaoi

O site que fala de tudo o que é Boys Love!

Apoie a Blyme

Adquirindo produtos através do nosso link de afiliado Amazon, recebemos uma comissão e você nos ajuda sem gastar nem 1 centavo a mais!