Em 8 de abril de 2005, no auge do boom dos BL games, foi lançada a primeira edição da revista que seria, pelos próximos 19 anos, a principal fonte de informações sobre esse tipo de mídia para o público japonês. Agora, em 29 de janeiro de 2025, poucos meses antes de completar 20 anos de existência, a Cool-b está sendo encerrada com sua última edição.
Com muito pesar, mas a fim perpetuar as lembranças e o legado da única revista especializada em BL games, trazemos a vocês um panorama desses quase 20 anos de história.
O início
Quem acompanhou o painel de BL games na Blymecon 2023, ou ouviu o Blymecast de janeiro deste ano, já sabe que os jogos Boys Love tiveram início no final dos anos 90 e explodiram no início dos anos 2000, com mais de 200 obras lançadas até 2007. Foi neste cenário, durante o auge no boom de lançamentos, que nasceu a revista Cool-b, com a proposta de ser uma revista especializada em jogos para o público feminino, mas com pelo menos 70% do seu conteúdo focado em BL. No ano seguinte, surgiu a “Sweet Princess”, uma revista irmã da Cool-b focada em Otome games.
As primeiras edições da Cool-b tiveram suas capas estampadas com os grandes sucessos da época, como Gakuen Heaven, Angel’s Feather (ambos jogos que tiveram adaptações animadas), Messiah, Lamento, entre outros. Além disso, todas as edições vinham com CD-ROM (que a partir do volume 9 se tornaram DVDs) com conteúdos especiais – como papeis de parede, vídeos e áudios promocionais, demos dos jogos anunciados na revista e outros extras exclusivos. Esse foi um brinde que perdurou até o volume 83, lançado em dezembro de 2018.



Conteúdos Especiais
Ao longo de sua existência, as revistas Cool-b foram marcadas não somente pelas suas matérias – que iam desde informações sobre o desenvolvimento dos jogos, história e personagens, até walkthrough das rotas e finais específicos, pequenas histórias, quadrinhos e artes extras, rankings e votações do público – mas também por conteúdos derivados lançados pela marca.




Artbooks, compilações de “short stories” e até mesmo jogos especiais (e um aplicativo de mascotes para desktop de LuckyDog1) foram alguns dos projetos que saíram em parceria com a Cool-b. Além disso, alguns jogos tiveram suas adaptações em mangás publicadas diretamente nas edições regulares da revista.
Participação do público
Ao longo dos anos, a revista também organizou votações abertas para o público geral, como o “Grande Prêmio de BL Game”, com 3 edições não consecutivas. As votações mais recentes tiveram como temas: “O pior, mais terrível e melhor Bad End” e “Este BL Game faz chorar”, com os resultados divulgados nas últimas edições da revista. Os leitores preenchiam os formulários com seus votos e justificativas, e alguns comentários eram selecionados para aparecer na publicação durante as premiações.
O Adeus
Em 2023, a revista anunciou seu fim pela primeira vez. No X (falecido Twitter), uma enxurrada de fãs lamentaram a notícia, e em janeiro de 2024 voltaram com um novo anúncio em seu site oficial: ao invés de encerrar as publicações, optaram por criar um novo formato (a Cool-b Kiwami) com uma periodicidade maior (quadrimestral, ao invés de bimestral). Desta forma, a edição padrão revista teve seu encerramento no volume 115, ao completar 19 anos.

No entanto, após apenas 2 edições no novo formato, uma nota inesperada foi postada no site oficial. Nela, o chefe de redação enfatizou a tentativa de manter as publicações – mesmo com os altos custos e adversidades do mercado – ao mudar a periodicidade para sazonal. Pediu desculpas por trair as expectativas dos leitores, e informou que desta vez o contrato com o distribuidor foi encerrado. Com isso, a edição de inverno da Cool-b Kiwami marcaria o fim definitivo da revista. Por último, compartilhou o desejo de que este projeto volte no futuro, em algum outro formato, mas que não há nenhum plano concreto atualmente. A revista “irmã”, Sweet Princess, passou pelo mesmo processo e também teve seu fim declarado na mesma nota.

A capa desse terceiro e último volume trouxe um agradecimento aos leitores fieis e o aviso do encerramento da única revista de BL games. Destacado em vermelho no centro está o termo “Edição Final” com imagens todas as capas da revista ao fundo. Ao lado, a última mensagem que ficou para os leitores foi simples e direta: “BL game é imortal”.
Para finalizar este artigo, compilamos abaixo as capas de TODAS as edições da revista. É possível adquirir versões digitais de vários volumes através da DLsite.
























































































































Uma resposta
Comprei uma edição ao acaso quando estive no Japão, atraído pela capa (Nu:Carnival em destaque), e fiquei maravilhado como havia uma revista sobre um nicho tão específico. Fico triste que infelizmente não continuará, mas feliz em conhecer melhor sua história agora. Vou guardar a edição com mais carinho ainda 🙂