Yuris Interessantes para Fujoshis Intrigadas

Facebook
Threads
X
Telegram
WhatsApp
Email

O tema deste post foi selecionado pelos apoiadores do nosso Apoia.se.

Com contribuições a partir de 5 reais, você pode ajudar o Blyme a continuar melhorando cada vez mais.


Intrigas de fandom à parte, acho que variar os gêneros de mangá que você lê faz bem para todo mundo. Esqueçam dos fãs chatos, esqueçam de tudo que vocês já pensaram sobre Yuri no geral e deem uma chance a pelo menos um desses mangás que estou recomendando aqui. Alguns têm as tropes que são favoritas entre as fujoshi, outros foram escritos por mangakás de BL. Caso prefiram, os links dos que foram publicados aqui no Brasil também estão listados.

Ah, e não se esqueçam de também conferir nosso post de autores que já escreveram BL e Yuri. Quem sabe seu mangaká preferido também já se aventurou no amor de meninas?

Bloom into You 
(Yagate Kimi ni Naru)

Autor(a): Nio Nakatani
Ano: 2015
Volumes: 8 + Antologia e Novel (Spin-off)
Editora Brasileira: Panini

Sinopse: A caloura Yuu Koito está preocupada por não entender o que é se apaixonar por alguém e acaba presenciando uma declaração de amor de um aluno à Touko Nanami, membro do Conselho Estudantil. A garota confessa que nunca chegou a ficar empolgada com nenhuma das declarações recebidas até hoje e Yuu simpatiza com ela, mas logo Touko lhe diz algo inesperado. “Eu sinto que vou gostar de você.”

Considero esse uma boa porta de entrada para quem ainda não conhece absolutamente nada de yuri. Sei que romance escolar não é lá muito querido por várias pessoas, mas acho que todos deveriam dar uma chance para YagaKimi/Bloom into You. É um mangá que traz várias discussões interessantes tanto de dentro das questões LGBT, como assexualidade e arromanticidade, como também de fora, como exigir demais de si mesmo para alcançar padrões inalcançáveis. Se o tamanho do mangá te intimidar um pouco, comece pelo anime. São 12 episódios, se me lembro bem, e obviamente não cobre a história inteira.

Confins de um Sonho
(Yume no Hashibashi)

Autor(a): Yumi Sudo
Ano: 2018
Volumes: 2 (compilados em uma edição só no Brasil)
Editora Brasileira: Pipoca & Nanquim

Sinopse: 2018. Kiyoko Ito e Mitsu Sonoda são duas velhas amigas que, aos 85 anos, se reencontram para colocar a conversa em dia. Elas logo começam a pensar no rumo que teriam tomado caso tivessem se apaixonado uma pela outra em uma época na qual o relacionamento entre mulheres não fosse tabu ― e o único destino socialmente aceito de uma mulher não fosse o de se casar com um homem. Porém, Kiyoko sofre de um transtorno neurodegenerativo. Sua mente começa a regredir pelas décadas anteriores, a diferentes fases de encontros e desencontros entre elas, a cada promessa feita e quebrada. Ela volta até setenta anos atrás, quando ambas se conheceram ainda adolescentes, em 1948, na época do pós-guerra. E seu maior medo é se esquecer de Mitsu e de como o amor entre elas quase as levou a uma atitude extrema.

Sei que muita gente não gosta de dramas trágicos, mas eu não posso evitar, podem pular essa recomendação se for o caso. A história dessas duas adolescentes que se apaixonaram no caos do Japão pós-guerra me marcou muito, principalmente por causa da conversa que as duas têm nos tempos atuais.

Gunjou

Autor(a): Ching Nakamura 
Ano: 2007 
Volumes: 3

Sinopse: Encurralada em um relacionamento muito abusivo, uma mulher pede para sua amiga lésbica do ensino médio matar seu marido agressor. 

Esse é para quem gosta do famoso yuri tóxico. Esse mangá pode ser antigo, e o traço amador da autora afasta muita gente, assim como a violência da história, mas Gunjou tem um lugarzinho muito especial no meu coração, sinto que nunca achei nada que chegasse aos pés dessa história depois que li o mangá pela primeira vez. E de fato, nem a versão em live action (disponível na Netflix com os títulos “Tudo por Ela” ou “Ride or Die”) fez jus ao mangá, mas acho ela uma boa opção para quem não quiser enfrentar tanta briga, violência e desgraça no geral.

Hello, Melancholic!

Autor(a): Yayoi Ohsawa
Ano: 2019
Volumes: 3
Editora Brasileira: NewPOP

Sinopse:  É primavera, e uma garota alegre persegue uma trombonista corcunda chamada Minato Asano. Uma veterana e uma novata de estaturas e personalidades totalmente opostas – o famoso Yin e Yang –, mas que, por um acaso do destino, se entendem dentro da música. Assim teremos novos encontros e uma harmonia romântica nesse cenário de um clube de música misterioso… Só que a verdade é que nem tudo é um mar de rosas! E assim damos início ao dia a dia cheio de problemas de garotas do ensino médio!!

Para quem gostou da temática de música de Given, mas talvez não tenha apreciado tanto assim todo o drama, acho que Hello, Melancholic! é um bom romance colegial com um pouquinho menos de intrigas. Tem dois casais com dinâmicas e histórias bem diferentes, então pode ser que pelo menos um deles te chame a atenção.

I love you so much I hate you
(Nikurashii Hodo Aishiteru)

Autor(a): Yuni
Ano: 2019
Volumes: 1

Sinopse: O que amor e trabalho têm em comum? Ambos dominam sua vida… Saori Fujimura e sua chefe, Ayako Asano, são uma dupla imbatível no trabalho, mas depois do expediente, a relação delas é mais do que profissional. Quando a tensão aumenta entre Ayako e seu marido e os sentimentos de Saori só ficam mais fortes, elas terão que decidir: é amor, ou só prazer?

Acho o romance de escritório um tipo de BL que agrada muita gente, então aqui vai um yuri com essa temática. A “hétero” insegura que sente o casamento esfriar cada vez mais, a subordinada experiente que a ajuda a se distrair. O que vai sair daí?

O Monstro Solitário e a Garota Cega
(Bocchi Kaibutsu to Moumoku Shoujo)

Autor(a): Neji
Ano: 2017
Volumes: 1
Editora Brasileira: NewPOP

Sinopse: Uma garota cega frequenta a floresta. Na floresta, ela ouve as divertidas histórias de um certo “viajante”. Essa rotina segue sem que a garota cega saiba que o contador de histórias na verdade é uma “mulher monstro” que, para esconder o seu corpo horrendo, vive isolada, sozinha, e longe da civilização, apesar de querer se dar bem com os humanos. O monstro pensa na garota todos os dias… “Gostaria que ela voltasse a enxergar.” “Mesmo que ela veja esta minha aparência se isso acontecer?” Uma garota cega e uma garota monstro. Assim, começamos a buscar o futuro de ambas, aos tatos.

Uma fantasia fofinha para aquecer o coração. O “monstro solitário” conhece pela primeira vez um ser humano que não foge de medo em sua presença. Para quem gostar da ideia de meninas monstro, recomendo dar uma olhada nos outros mangás de Neji.

Opium

Autor(a): Junghyun
Ano: 2020
Volumes: 47 capítulos (webtoon)

Sinopse: 1946, Choseon (Coreia). A linda e brilhante Dra. Maria Arden retorna a seu país natal como assessora médica do exército americano – uma estrangeira em um país devastado pela guerra. Lá, ela conhece a Dra. Kyeongju Lee, uma mulher misteriosa ostracizada pela sociedade. Seus flertes inocentes se tornam um caso de amor proibido quente, quando o comércio ilegal de ópio ameaça a frágil estabilidade de Choseon. Duas forasteiras que se atraem uma para a outra, porém…. é tudo mentira.

Não leio muitos coreanos, mas esse aqui me chamou muito a atenção, principalmente pela capa maravilhosa. A ambientação de guerra e as intrigas políticas, junto com o passado misterioso de ambas vão agradar os mais chegados em romances históricos. 

Paros no Ken

Autor(a):  Yumiko Igarashi (Autora: Kaoru Kurimoto)
Ano: 1986
Volumes: 3

Sinopse: Há uma lenda no reino de Paros, a lenda da espada. Dizem que se os que não servem para governar a empunhar, o reino será arruinado. A única herdeira do trono, Princesa Erminia, deve aceitar a espada e um marido em seu próximo aniversário. Mas a princesa se recusa a casar com um homem que é menos homem que ela, ou seja, nenhum homem do reino. Um dia, ela tem um encontro fatídico com uma linda lavadeira, Fiona. Uma fantasia romântica sobre desafiar as normas, transcender o gênero e o status social e conhecer a si mesma.

Sendo quem sou, não pude deixar de colocar um antigo nessa lista. Essa história foi claramente inspirada em Rosa de Versalhes, porém é absurdamente diferente. Alguns aqui vão reconhecer o traço de Igarashi do clássico Candy Candy, que foi exibido na TV brasileira décadas atrás. Acho importante notar o fato de que Erminia pode ser considerada um personagem não-binário. 

Renai Idenshi XX

Autor(a): Eiki Eiki e Zaou Taishi
Ano: 2009
Volumes: 2

Sinopse: Uma história que se passa em um futuro onde todos os homens morreram de uma doença que afeta apenas quem tem o cromossomo Y. A população restante foi dividida em Adão e Eva, e relações entre Adões ou entre Evas são proibidas.. A protagonista de nossa história é um Adão, e acaba de entrar na Academia Kingdom. 

Temos aqui um yuri que, se você olhar bem, também é um BL, escrito pelas famosíssimas Eiki Eiki e Zaou Taishi. É mais um favorito na minha lista, e sempre que recomendo alguém levanta a questão de que não faz sentido dividir a sociedade em gêneros dessa maneira. E para isso eu digo: leiam o mangá!!!!

Run away with me, Girl!
(Kakeochi Girl)

Autor(a): Battan
Ano: 2018
Volumes: 4

Sinopse: O primeiro amor de Maki foi Midori, sua colega de escola. Midori terminou com ela depois da formatura, dizendo que agora elas eram adultas e precisavam parar com essa história de namorar meninas. Dez anos depois, Maki não consegue parar de pensar em Midori. Quando as duas se reencontram por acaso, Maki percebe que, mesmo que seus sentimentos tenham mudado, Midori já partiu para a outra e está noiva. Entretanto, quanto mais Midori fala de seu noivo, mais Maki percebe as red flags. 

Esse mangá é absolutamente fantástico. Ele é muito parecido com outro yuri dos anos 80 que gosto bastante, e você percebe que, mesmo décadas depois, os problemas que lésbicas enfrentam no Japão, e no mundo todo em geral, ainda são os mesmos.

Comente e compartilhe!


Facebook
Threads
X
Telegram
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também


Blyme Yaoi

O site que fala de tudo o que é Boys Love!

Apoie a Blyme

Adquirindo produtos através do nosso link de afiliado Amazon, recebemos uma comissão e você nos ajuda sem gastar nem 1 centavo a mais!